quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TÉCNICAS DE PLANEAMENTO DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS

 Índice
Introdução. 3
Glossário. 4
Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho. 5
As suas principais funções. 5
Um técnico de segurança e higiene no trabalho também se encontra sujeito a riscos profissionais  5
A forma de minimizar ou eliminar esses riscos. 5
Reflexão. 6
Funções de um gestor numa empresa. 7
Conclusão. 8
Bibliografia. 9

 Introdução



Este trabalho tem como objectivo a execução de um glossário dos termos associados à gestão da prevenção de riscos profissionais. Em que também contempla as funções e os riscos profissionais de um técnico de segurança e higiene no trabalho e formas de minimizar ou eliminar esses riscos. Este trabalho também vai expor a importância da melhoria das condições de trabalho ao longo dos tempos, relação entre trabalho e saúde, importância de se registar os acidentes de trabalho e doenças profissionais, relação existente entre número de acidentes de trabalho e competitividade de uma empresa e análise dos indicadores de acidentes de trabalho de uma empresa relativamente ao sector de actividade. E para finalizar realizamos uma reflexão sobre a importância das principais funções da gestão dentro de uma empresa.


*      Saúde: É o bem-estar físico, mental e social.
*      Acidente de trabalho: É quando provoca lesões ao trabalhador no local e no tempo de trabalho.
*      Incidente de trabalho: Não provoca danos ao trabalhador, mas sim materiais.
*      Perigo: É uma situação que pode causar danos ou perdas físicas ou materiais.
*      Risco profissional: É o conjunto de situações perigosas, reais ou potenciais que podem provocar acidentes ou doenças profissionais, aos trabalhadores em resultado do trabalho.
*      Prevenção: É o acto de evitar ou diminuir riscos profissionais através de medidas que devam ser tomadas em todas as fases de actividade da empresa.
*      Protecção: É algo que reduz a acção dos agentes agressivos contra o corpo ou órgãos do corpo humano.
*      Doença profissional: É algo originado pelo trabalho ou no meio em que o trabalhador esteja a prestar os seus serviços.
*      Trabalho: É uma actividade física, realizada pelo ser humano com o objectivo de transformar e obter algo.
*      Condições de trabalho: É o conjunto de factores envolventes no meio em que o trabalhador exerce a sua actividade profissional, sendo eles físicos, sociais e administrativos.
*      Avaliação e controlo de riscos: Tem como objectivo identificar os possíveis acidentes que possam afectar negativamente a empresa, tem também de fazer uma estimativa dos danos e do tempo necessário para voltar á normalidade e para além disso a empresa tem ainda de definir medidas de controlo que possam vir a reduzir a probabilidade de um impacto ou as suas consequências.
*      Prevenção de riscos profissionais: É o acompanhamento da aplicação das medidas preventivas ou correctivas nas diversas actividades desenvolvidas na empresa.
*      Custos directos e indirectos de acidentes de trabalho e doenças profissionais:


  Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho
Um técnico de Higiene e Segurança no trabalho tem o dever de desenvolver actividades de prevenção e protecção contra os riscos profissionais inerentes, tem também de prestar serviços de segurança e saúde do trabalho.
As suas principais funções são:
- Colaborar no planeamento e na implementação do sistema de gestão de prevenção de riscos profissionais da empresa;
- Colaborar no processo de avaliação de riscos profissionais;
- Desenvolver e implementar medidas de prevenção e de protecção;
- Colaborar na concepção de locais, postos e processos de trabalho;
- Colaborar no processo de utilização de recursos externos nas actividades de prevenção e de protecção;
- Assegurar a organização da documentação necessária ao desenvolvimento da prevenção na empresa;
- Colaborar nos processos de informação e formação dos trabalhadores e demais intervenientes nos locais de trabalho;
- Colaborar na integração da prevenção no sistema de comunicação da empresa;
- Colaborar no desenvolvimento de processos de consulta e de participação dos trabalhadores;
- Colaborar no desenvolvimento das relações da empresa com os organismos da rede de prevenção.
Um técnico de segurança e higiene no trabalho também se encontra sujeito a riscos profissionais, tais como:
-  Riscos associados a agentes físicos, químicos e biológicos, ao posto e local de trabalho, equipamentos, á movimentação de cargas, ergonómicos, organizacionais, tempo de trabalho, psicossociais entre outros.
A forma de minimizar ou eliminar esses riscos é:
- Ter formação e informação;
- Respeitar as normas e regras de segurança;
- Conhecer e utilizar correctamente as máquinas, os aparelhos, as substâncias e equipamentos postos à sua disposição;
-  Deixar no sítio adequado os dispositivos de segurança próprios das máquinas e das instalações e utilizá-los correctamente;
- Servir-se correctamente dos equipamentos de protecção individual, que devem ser arrumados no lugar que lhes corresponde;
- Avaliar o peso das cargas antes do transporte manual. Adoptar posturas correctas;
- Comunicar imediatamente à entidade patronal ou aos responsáveis, toda e qualquer situação de trabalho que represente um perigo grave ou imediato para a segurança e saúde, bem como qualquer defeito nos sistemas de protecção.

Reflexão dos seguintes temas:


ü  Importância da melhoria das condições de trabalho ao longo dos tempos;
ü  Relação entre trabalho e saúde;
ü  Importância de se registar os acidentes de trabalho e doenças profissionais;
ü  Relação existente entre número de acidentes de trabalho e competitividade de uma empresa;
ü  Análise dos indicadores de acidentes de trabalho de uma empresa relativamente ao sector de actividade.

É importante batalharmos todos para a melhoria das condições de trabalho ao longo dos tempos. Pois ao fazermos isso estaremos a contribuir para o nosso desenvolvimento, e evolução no nosso local de trabalho. É mais do que óbvios que se tivermos as condições necessárias no local de trabalho estaríamos a facilitar ao trabalhador na execução das suas tarefas contribuindo assim também na qualidade do serviço da empresa. Relação entre trabalho e saúde; estes dois temas andam sempre juntos pois estão interligados e essencial o bem-estar mental, físico e social de um trabalhador e porquê? Porque na falta de uma dessas capacidades o trabalhador dificilmente terá condições para desempenhar o seu papel pois de alguma maneira se notará que o trabalhador não se encontra bem: primeiro porque a qualidade e o desempenho desse trabalhador serão inferior, segundo a satisfação da execução da sua tarefa também será inferior ou seja é mesmo importante tentarmos manter o equilíbrio e tentarmos conjugar a relação existente entre saúde e trabalho. Agora vamos falar um pouco da importância de registar os acidentes de trabalho e doenças profissionais é necessário fazermos o registo dos acidentes de trabalho e de doenças profissionais e porquê? Isto seria a pergunta mais óbvia! Porque ao fazermos esses registos poderemos assim tentar minimizar, neutralizar ou até mesmo tentar solucionar o problema. Relação existente entre número de acidentes de trabalho e competitividade de uma empresa, hoje em dia á uma maior competitividade, as empresas só querem é lucros que muitas das vezes esquecem de investir nos seus trabalhadores dando-lhes a devida formação, o material necessário para que esses possam realizar o seu trabalho da melhor maneira possível, mas infelizmente não é isso que acontece daí acontecer os acidentes que tem vindo a, acontecer no local trabalho. Vamos analisar os indicadores de acidentes de trabalho de uma empresa relativamente ao sector de actividade. Com análise dos indicadores de acidentes de trabalho a empresa procura calcular os indícios médios de um possível acidente no local trabalho tentando reduzir a taxa de acidentes relativamente no sector de actividade.
Funções de um gestor numa empresa: 

As principais funções que um gestor tem de executar dentro de uma empresa é assegurar o desenvolvimento da empresa, através da geração sustentada de lucros. Para atingir este objectivo o chefe tem de exercer a autoridade que lhe foi conferida, dirigindo, coordenando e controlando os membros da sua empresa. O gestor também tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores e definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar. Para isso tem te estabelecer formação e informação aos seus colaboradores. Numa empresa produz se bens e serviços, com o objectivo de satisfazer as necessidades do consumidor, mas para isso também tem de existir uma capacidade de negociação com os fornecedores e uma boa organização do trabalho no qual é preciso saber organizar e gerenciar desde do projecto do trabalho em si, até aspectos da estratégia empresarial sempre procurando eliminar elementos improdutivos e garantindo a segurança do trabalhador. Para que exista um bom ambiente não pode existir ameaças de oportunidade, provocadas pela globalização da economia, associada às tendências sociais e tecnológicas. Para que haja uma boa comunicação dentro das empresas têm de estabelecer um processo de transferência de informações, ideias, conceitos ou sentimentos entre as pessoas. Outra das principais coisas numa empresa é a manutenção, que pode ser um dos elementos de disseminação dessa cultura de melhoria contínua, especialmente pelo efeito directo que exerce sobre a capacidade produtiva, a produtividade, a qualidade, a pontualidade nas entregas, a segurança e a motivação de toda a organização.
Para finalizar aqui ficam os principais factores para dirigir uma empresa:
LIDERANÇA - capacidade de conseguir que os outros façam aquilo que o líder quer que eles façam.

MOTIVAÇÃO - reforço da vontade das pessoas para que consigam alcançar os objectivos da organização.

COMUNICAÇÃO - processo de transferência de informações, ideias, conceitos ou sentimentos entre pessoas.

NEGOCIAÇÃO - encontrar e estabelecer um compromisso equitativo e motivador para alcançar os objectivos.

 Conclusão:
Concluiu-se que foi possível após um trabalho de pesquisa entender melhor alguns conceitos associados à gestão de riscos profissionais. Nomeadamente ficamos a perceber mais a importância de registar os acidentes de trabalho porque ao fazermos este registo é um ponto de partida para podermos solucionar ou minimizar este problema que tem vindo a gravar-se. Acredita-se que a melhor forma para amenizar tal problema é as empresas investirem fortemente na informação e na formação, e dar as devidas condições para que o trabalhador possa exercer a sua função sem correr riscos desnecessários. Mas para isso os trabalhadores também têm de utilizar os equipamentos que lhes são fornecidos tanto os individuais como os colectivos.

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